Pelo menos uma pessoa morreu e 108 ficaram feridas depois de um comboio suburbano ter irrompido por uma estação nos arredores de Nova Iorque.
A composição galgou a plataforma da gare de Hoboken, na Nova Jérsia, destruindo as bilheteiras e o teto da instalação em plena hora de ponta.
A vítima mortal foi colhida na plataforma, entre os feridos vários encontram-se hospitalizados em estado grave.
As autoridades locais falam de um acidente depois de terem afastado a possibilidade de um ato intencional.
Uma passageira afirma, “depois da colisão vimos que algumas pessoas estavam completamente bloqueadas na carruagem e tivémos que sair pelas janelas. A polícia tentava resgatá-las e o condutor saiu da cabina totalmente ensanguentado e foi aí que percebemos que muitas pessoas tinham ferimentos graves. Eu senti a potência do choque, mas estava numa zona mais protegida”.
Outro testemunha, “sou engenheiro e sei que um comboio de 3Km que se move a 80Km por hora precisa de pelo menos 2km para se imobilizar. Um comboio não é um carro”.
A estação é utilizada todas as manhãs como placa giratória pelos milhares de passageiros que trabalham em Manhattan.
O incidente volta a levantar a questão da ausência de controlos automáticos na linha suburbana de Nova Iorque.
O Congresso norte-americano tinha recentemente adiado para 2018 a entrada em vigor de uma lei de 2015 que obriga à instalação destes sistemas de travagem automática em todos os comboios do país.