Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro chegaram ao fim este domingo. A chuva e o vento também quiseram “desfilar” pela “cidade maravilhosa”, mas não atrapalharam a cerimónia de encerramento. Nem mesmo uma quebra de luz na zona do estádio do Maracanã afetou este momento de festa e orgulho para muitos brasileiros.
O canadiano Mike MacSween foi um dos muitos estrangeiros que assistiu às olimpíadas do Rio e garante ter sentido “um espírito incrível” na cidade. “Foi ótimo ver a paixão dos brasileiros a receber estes Jogos e testemunhar o seu entusiasmo. Foi bom ver a vitória do país no futebol, sábado à noite. Em resumo: foi maravilhoso. Fizeram-nos sentir muito bem-vindos”, afirmou.
#CerimoniaDeEncerramento #Rio2016 pic.twitter.com/YXgS4I4yE9— Jogos Olímpicos (@JogosOlimpicos) 21 de agosto de 2016
O brasileiro Thomas Ravelly Silva viajou do Ceará para o Rio de Janeiro para assistir aos Jogos e ficou maravilhado com as infraestruturas que encontrou. “Este espaço está, de facto, muito bem pensado. Cada zona tem a sua própria atividade. A Arena Olímpica é fantástica. Aqui, a ‘boulevard’ olímpica também ficou fantástica. É tudo incrível.”
A cerimónia de encerramento cumpriu-se sem problemas no mesmo recinto onde tudo começou 16 dias antes, o Maracanã. A música brasileira abriu caminho para a entrada em cena, pela última vez, de uma boa parte dos quase 11.000 atletas que competiram nesta edição das olimpíadas, entre eles, Telma Monteiro, a porta-estandarte no adeus de Portugal aos Jogos e a única a voltar a casa com uma medalha olímpica ao peito (bronze, no judo, em -57kg).
Alô amigos de Portugal! #ClosingCeremony pic.twitter.com/e2z0rz5eTh— Jogos Olímpicos (@JogosOlimpicos) 22 de agosto de 2016