Grave acidente mata piloto no Kansas
Estava na liderança da corrida quando capotou. Veja o vídeo.
O piloto norte-americano de "dirt track" Bryan Clauson perdeu, esta segunda-feira, a vida depois de um grave acidente durante uma prova o ter colocado em estado crítico no sábado à noite.
Clauson estava na liderança da prova "Belleville Midget Nationals", no Kansas, EUA, quando bateu noutro veículo e capotou. Na curva, ainda foi atingido por outro carro enquanto capotava. A prova acabou por ser interrompida e Clauson foi transportado de helicóptero para o hospital, onde permaneceu em estado considerado muito grave.
Este foi o segundo acidente de Clauson só este fim de semana. Na mesma curva onde capotou no sábado, a curva 4, também já tinha batido noutro colega com o carro. O piloto de 27 anos era presença habitual nesta prova de corrida em terra, com carros pequenos e geralmente considerados como "midget" ou "carros de sprint".
Já tinha vencido a prova em Belleville três vezes. Nascido em Sacramento, na Califórnia, Clauson passou por diversos tipos de automobilismo. Participou na conhecida prova de Indianapolis e em três edições da prova das 500 milhas, que tem a mesma região como palco. Também foi piloto de testes, mas era nas pistas de terra que se destacava.
Foi campeão diversas vezes na sua especialidade e era considerado um dos melhores pilotos do género nos EUA. As imagens do acidente mostram a violência do capotamento que acabou por lhe tirar a vida.