Theresa May, a atual ministra do Interior britânica, apresentou a sua candidatura à liderança dos conservadores e, consecutivamente, a Primeira-ministra do Reino Unido.
May, que apoiou discretamente a permanência do país na União Europeia, fez questão de frisar que a decisão dos britânicos está tomada e que agora há que fazer a melhor negociação possível, mas que é preciso tempo:
“Brexit significa Brexit. A campanha foi travada, a votação realizada, a participação foi elevada e o público deu o seu veredicto.
Não deve haver legislativas até 2020. Tudo deverá decorrer normalmente, no seu tempo, sem qualquer tipo de orçamento de emergência. E o artigo 50 não deve ser invocado até que a estratégia britânica esteja acordada e seja clara, o que significa que o artigo 50 não deve ser invocado antes do final deste ano”, afirmou May.
Theresa May, de 59 anos, foi nomeada ministra do Interior em 2010, por David Cameron. Encetou batalhas, segundo a própria, duras, mas conseguiu manter-se no cargo depois da reeleição do primeiro-ministro em 2015.
Today I launch my campaign to be our next PM. Please read & share my vision of a country that works for everyone: https://t.co/TqTTz0hlIz TM— Theresa May (@TheresaMay2016) 30 de junio de 2016