Inscreva-se em nosso canal! Qualidade em primeiro lugar sempre!!
Globo Repórter: Córsega, 31/07/2015
Córsega é destino de aventureiros e oferece trilha desafiadora na Europa.
Trilha é chamada de ‘GR20’ e cruza a Córsega de norte a sul, por 180 quilômetros de montanhas. Caminhada leva duas semanas para ser feita.
Hora de deixar o litoral e pegar a estrada rumo ao interior da ilha. Logo estamos subindo, subindo e subindo. Nenhuma ilha do Mediterrâneo é tão alta. O Monte Cinto sobe a mais de 2,7 mil metros de altitude.
A Córsega é um dos destinos preferidos dos amantes das caminhadas de aventura. Uma das trilhas mais desafiadoras de toda a Europa fica lá. É chamada de “GR 20” e cruza a Córsega de norte a sul, por 180 quilômetros de montanhas. Leva duas semanas para ser feita. É bem difícil, mas vamos combinar que, com cenários belíssimos, não chega a ser assim um sacrifício.
A equipe do Globo Repórter não tem nem o tempo e nem o preparo físico para encarar o “GR 20”, mas em um lugar montanhoso como a Córsega o que falta são trilhas. A que a equipe do programa começou a fazer é a trilha do Vale da Restonica, que é o nome do rio que corre na parte de baixo. A meta é chegar até o Lago de Melo, no alto do vale. E esta é a época ideal para fazer a caminhada. Camisa de manga curta. É primavera, está quente e é possível colocar os pés na neve da montanha. A Córsega é mesmo um lugar incrível.
Caminhar na montanha é um passatempo nacional.
A trilha da Restonica é uma das mais procuradas e acessíveis da ilha. Lá, caminhar na montanha é um tipo de passatempo nacional. É um vai e vem de gente. Não que seja uma moleza, andar montanha acima em um terreno pedregoso e, volta e meia, escorregadio. Uma horinha. Tempo estimado até o lago. Dizem que a trilha é para iniciantes. Talvez iniciantes franceses ou corsos, mas não para o repórter Ricardo Von Dorff. Ele ainda estava longe e já estava bufando. Mas em um lugar assim, melhor mesmo é ir sem pressa e curtir a paisagem.
No caminho, a equipe foi encontrando muitas famílias com crianças e até mesmo com bebês de colo. Um deles é a Poline, 2 anos de idade. Filha da Tatiana e do Jaque e pela primeira vez já andando no Vale da Restonica.
E a nossa caminhada nos trouxe até o Lago de Melo a 1,7 metros de altitude. Na primavera, ele ainda está parcialmente congelado. É a água do degelo que forma o lago e a água depois desce e vira o Vale da Restonica.
O Lago de Melo tem 20 metros de profundidade. É o maior e também o mais visitado da Córsega. No alto verão, entre julho e agosto, quando os termômetros passam dos 30° e a neve derrete, muita gente se refresca da caminhada nas águas frias, transparentes e puríssimas do lago.