Uma empresa polaca inventou uma nova tecnologia para limpar os sistemas de ventilação dos automóveis.
Os aparelhos de ar condicionado são os locais mais propícios para a proliferação de micro-organismos prejudiciais a saúde, tais como bactérias, fungos e ácaros.
O aparelho criado pela empresa polaca baseia-se na utilização do óxido de titânio. O sistema foi testado no laboratório da empresa em Lodz.
“O aparelho é colocado no sistema de ar condicionado de modo a que o radiador fique de fora. No interior há um disco de titânio. Graças a um processo eletroquímico são criados nanotubos. Em consequência, os diodos UV iluminam a superfície do titânio o que leva à formação de uma forma ativa de oxigénio que elimina a contaminação microbiológica e os odores”, explicou Dawid Sobczak, engenheiro biotecnológico.
As bactérias, fungos e ácaros proliferam no interior dos aparelhos, principalmente no evaporador, condensador, serpentinas e nas partes internas do veículo como os bancos, teto e carpetes.
Os primeiros testes em laboratório revelam que o novo aparelho elimina 98 por cento da contaminação no interior dos ventiladores do carro. O aparelho criado pela empresa polaca foi concebido para ser usado em qualquer carro mas para adquiri-lo vai ser preciso esperar mais um pouco, para já trata-se de um protótipo.