O espírito de Natal já chegou a Budapeste: pelo décimo ano consecutivo, a véspera do Dia de São Nicolau na capital romena ficou marcada pela abertura da “Fábrica do Pai Natal”, um evento de caridade que convida húngaros de todas as idades a doarem prendas, roupa e alimentos para serem distribuídos entre as crianças pobres do país.
Questionada sobre o que decidiu doar, uma rapariga húngara explica que trouxe “muitos chocolates e livros, porque as crianças pobres devem poder apreciá-los, mesmo se não têm dinheiro”.
Outro rapaz diz que também trouxe chocolate “pelo prazer que dá, mas também cachecóis e gorros, para que não tenham frio neste Inverno, bem como alguns brinquedos, porque o Natal é uma festa de amor”.
Os organizadores esperam conseguir ajudar este ano cerca de 300.000 crianças desfavorecidas. A “Fábrica do Pai Natal” tem sucursais numa centena de cidades húngaras.
A correspondente da euronews, Andrea Hajagos, diz que “nos bastidores, trabalham muitos voluntários para selecionar e empaquetar as prendas, para serem enviadas para os mais necessitados”.