O até agora presidente do Uruguai José Mujica vai passar o poder ao seu antecessor no cargo depois da vitória de Tabaré Vázquez, na segunda volta das presidenciais no domingo.
Vázquez de 74 anos que tinha assumido a presidência entre 2004 e 2010 derrotou o opositor conservador, Luis Lacalle Pou, com uma larga vantagem depois de obter 56.6% dos votos.
O médico oncologista, oposto às leis sobre a legalização do aborto ou do cannabis regressa ao poder, à frente da mesma coligação de esquerda – “Frente Amplio” – que reúne mais de uma dezena de partidos, com uma popularidade quase intocável.
“Quero sublinhar o meu orgulho em fazer parte desta nação uruguaia que mostrou mais do que uma vez o seu amor pela democracia, respeito e tolerância e transformou este dia num maravilhoso exercício cívico para todos os uruguaios independentemente da sua filiação partidária”, afirmou Vázquez.
Vázquez afirmou que não pretende voltar atrás nas medidas aprovadas pelo seu antecessor, sublinhando que a educação e o desenvolvimento das infraestruturas do país são as principais prioridades do seu terceiro mandato.
O autor de um plano social durante a crise de 2001 deverá igualmente ter que aplicar medidas de austeridade para contrariar o aumento da inflação e do défice orçamental do país. O novo presidente vai assumir funções a 1 de março.