A Volkswagen vai investir 85,6 mil milhões de euros nos próximos cinco anos. O plano foi anunciado esta sexta-feira. Ao mesmo tempo, a empresa mantém o projeto de redução de custos na ordem de cinco mil milhões de euros.
Em luta com a Toyota pela liderança mundial, a Volkswagen aposta no desenvolvimento de carros mais ecológicos, como explica o presidente executivo, Martin Winterkorn: “O importante é que dois terços do investimento vão para veículos mais eficientes em termos energéticos, motores, tecnologia e, claro, vamos focar-nos em métodos de produção mais amigos do ambiente. Estamos a expandir a liderança tecnológica e queremos estar seguros de cumprir a lei sobre emissões de dióxido de carbono”.
O grupo alemão quer também modernizar a gama de todas as suas marcas, dando prioridade aos modelos todo o terreno. O investimento será feito, sobretudo, na Alemanha e na China.
Nos últimos anos, apesar da crise do setor automóvel na Europa, a Volkswagen continuou a vender a ter lucros, graças ao segmento topo de gama e aos mercados chinês e norte-americano.