Parlamento britânico deve aprovar ataques contra ISIL no Iraque

Views 6

O Parlamento britânico, reunido em sessão extraordinária, vai esta tarde votar se o Reino Unido deve ou não envolver-se nos ataques aéreos contra as forças do Estado Islâmico no Iraque.

A decisão foi tomada depois de um pedido formal de assistência feito pelo primeiro-ministro iraquiano, Haider Al Abadi, ao primeiro-ministro britânico, David Cameron, durante encontro de ontem em Nova Iorque.

David Cameron alerta: “Temos de pensar nas consequências da inacção. Se permitirmos ao ISIL crescer e prosperar, não tenho dúvida que o nível de ameaça vai aumentar. Nós já vimos o ISIL assassinar inocentes no museu em Bruxelas. Aqui na Grã-Bretanha. A que ponto os deixaremos chegar para sentirmos a necessidade de agir?

O líder da oposição no Parlamento, Ed Miliband, disse que o partido trabalhista é favorável aos ataques aéreos, mas a ampliação da campanha à Síria exigirá uma deliberação prévia do Conselho de Segurança da ONU.

“Aqueles que defendem a ação militar de hoje tem que convencer os membros desta casa, não apenas de que o ISIL é uma organização do mal, mas que a Grã-Bretanha deve participar numa ação militar no Iraque”.

No entanto, à semelhança da França, o Reino Unido não irá participar, pelo menos numa primeira fase, nos ataques às bases do Estado Islâmico na Síria.

Apesar disso, em Londres organizações pacifistas protestam contra os bombardeamentos.

Share This Video


Download

  
Report form