Turquia: Avalanche de refugiados sírios origina distúrbios

Views 13

Uma avalanche de refugiados sírios na Turquia está a originar distúrbios.

As autoridades turcas usaram canhões de água e gás lacrimogéneo para dispersar uma multidão junto à fronteira com a Síria. As pessoas, que não terão cumprido a ordem de se afastar do local, responderam com o arremesso de pedras.

Há informações contraditórias sobre a origem dos distúrbios. Mas de acordo com a Associated Press, a multidão estaria a tentar receber familiares em fuga do Estado Islâmico, no país vizinho, quando as autoridades turcas tentavam manter a ordem.

Ancara estima que nas últimas 24 horas cerca de 70 mil curdos sírios entraram no país à procura de abrigo. A Turquia já acolhe 850 mil refugiados sírios.

Mas desta vez são os ataques do Estado Islâmico nos arredores da cidade fronteiriça de Ayn al-Arab. Aí, desde terça-feira, os jihadistas já ganharam controlo de 64 povoações e ameaçam a principal cidade de Ayn al-Arab.

Por isso, o PKK, que há décadas combate Ancara pela autonomia dos curdos da Turquia, apelou a todos os jovens turcos curdos a mobilizarem-se para defender a cidade, conhecida para os curdos como Kobani.

Share This Video


Download

  
Report form